Histórico




Quando do surgimento do 13º BPMI, o Brasil vivia uma época de transição marcada pelos processos históricos e políticos advindos da década de 30 e 40. O velho Brasil, exclusivamente agrário e oligárquico, fora definitivamente sepultado pela industrialização, pela modernização da economia e da sociedade e pelo crescimento do poder administrativo do Estado. 

Foi dentro deste contexto que começou a nascer o embrião do que seria o 13º BPMI.

Já no ano de 1947, existia em Araraquara, um pequeno destacamento policial oriundo do 4º Batalhão de Caçadores, cuja sede localizava-se no município de Bauru. A década de 50 marcou em definitivo o surgimento desta Unidade Operacional.

Provavelmente em razão do momento político que vivia o Brasil naquela época, marcado pela grande luta pelo poder, onde dois grupos disputavam o controle político, econômico e ideológico do país, sendo eles um progressista e outro conservador, vislumbramos em 18 de março de 1950, o pequeno destacamento se tornar a 4º Companhia Independente de Policiamento, com sede na Avenida José Bonifácio, nº 170, Centro, Araraquara/SP.

4ª Companhia Independente – Criada em 18 de março de 1950


Nesta mesma década, agora em 17 de junho de 1958, a 4ª Companhia Independente obteve elevação para Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com área de atuação de Araraquara a São José do Rio Preto.



1º Batalhão de Caçadores – Criado em 17 de junho de 1958


Nos anos de 1961, agora com nova nomenclatura, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a sediar o espaço que ora ocupamos, sito à Rua Jorge Biller Teixeira, nº 519, Vila Ferroviária, Araraquara/SP.



13º Batalhão Policial da Força Pública do Estado de São Paulo – 1961



Por força do cumprimento do Decreto Lei 217, de 08 de abril de 1970, o Governo Estadual criou a Polícia Militar do Estado De São Paulo, através da unificação da Força Pública com a Guarda Civil do Estado de São Paulo.

Neste contexto, o então 13º Batalhão Policial da Força Pública passou a ser denominado 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo.

Desde então nossa Unidade não deixou mais de crescer, tornando-se responsável pelo Policiamento Preventivo e Ostensivo em 19 municípios, quais sejam; Araraquara, Taquaritinga, Matão, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Gavião Peixoto, Itápolis, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Santa Ernestina, Borborema, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Ibitinga, Dobrada, Nova Europa, Tabatinga e Motuca.

O 13º Batalhão de Polícia ostenta o título de Batalhão Cinqüentenário, pois são mais de 50 anos cumprindo fielmente as tradições de nossa Instituição, que são o bem servir ao povo paulista e a excelência na dedicação às comunidades de nossa região.



            13º Batalhão de Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo - 2013














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu elogio, sugestão ou critica, estamos trabalhando para melhor servir.