Trabalhos Comunitários

PROJETO EDUCANDO PARA O TRÂNSITO



A Base Comunitária de Educação Infantil foi inaugurada em 25 de setembro de 1998 e, durante os anos de pandemia, teve suas atividades suspensas.

Diante da necessidade de sempre estarmos colaborando na orientação do trânsito da nossa cidade, o 13º BPM/I retoma os trabalhos antes realizados visando à formação das crianças, que em um futuro breve, serão nossos condutores.

O programa educativo de trânsito é destinado às crianças de 06 a 10 anos que se encontram matriculadas nos estabelecimentos escolares da rede estadual, municipal e particular de ensino.

O projeto contará com aula teórica, a qual abordará conceitos básicos de trânsito, com posterior passeio com bicicletas pelo circuito, ocasião em que às crianças colocarão em prática as instruções recebidas.


AGENDAMENTO:
Responsável: Cabo PM Carla
Telefone: (16) 3335-7141, ramal 09
E-mail: 13bpmicidmirim@policiamilitar.sp.gov.br

#PolíciaMilitarSP
#AForçaPúblicadeSãoPaulo

COMUNICAÇÃO SOCIAL 13º BPM/I



PROGRAMA PROERD NAS ESCOLAS

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.
Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.
É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. 

Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

O programa começou como uma parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) Da Califórnia o ograma D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte americanos e para mais de quarenta países.No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E 

International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.


APRESENTAÇÕES BANDA REGIMENTAL




Em 06 de janeiro de 1963, por ocasião de uma formatura de Soldados, houve interesse de formar uma banda musical, e com a chegada do Maj PM Domício da Silveira, ao subcomando do então 13º BP, a idéia ganhou corpo e assim foi convidado o 1º Sgt Mus PM ANTONIO DE ANTONIO SOBRINHO, que na época pertencia a Banda de Música de Bauru, para o início desta jornada.

O 1º Sgt PM Antônio foi transferido para esta cidade e iniciou os primeiros ensaios com alguns músicos do 13º BP e mais tarde, com o apoio do Corpo Musical ganhou mais força e motivação, pois também foram transferidos músicos da capital e de outras unidades. 

Através de um respeitável trabalho de aperfeiçoamento musical, já se podia ouvir a banda executando hinos pátrios, dobrados e músicas populares dos mais variados gêneros, sempre com o objetivo de abrilhantar formaturas, desfiles e solenidades.

Esta banda já chegou a contar com 39 integrantes, sendo que hoje contamos com apenas 12 músicos. Mesmo assim presta relevantes serviços em toda a área da unidade, participando e dando um toque especial com a maestria dos acordes executados em formaturas, desfiles cívico/militares, retretas em praças públicas, teatros, e em especial, possui atuação marcante junto às creches, escolas e praças, onde desenvolve programas culturas e atua no resgate do patriotismo e civismo, o que tem provocado inúmeros gestos de reconhecimentos pelos diversos seguimentos da sociedade araraquarense e de toda região, onde são constantemente solicitados.

PROJETO EDUCANDO PARA O TRÂNSITO



O programa tem por objetivo transmitir aos escolares visitantes, ou seja, crianças da rede pública e privada de ensino, com idade entre 6 e 10 anos, as regras básicas de “Segurança no Trânsito”, objetivando a preservação de sua integridade física e a de seus semelhantes, seja como pedestre, como passageiro ou como condutor, conscientizando-os sobre a importância de se humanizar o trânsito.

A atividade educativa é ministrada por um policial militar fardado, sendo aplicado através de palestras e exercícios práticos em local apropriado e construído especificamente para essa finalidade educacional, que por sua vez substitui a sala de aula convencional, fazendo com que as crianças/escolares participem ativamente da instrução que está sendo ministrada, ora como ouvintes e ora vivenciando a condição de “motoristas”, tornando o ensino e o aprendizado mais eficiente.

Outro objetivo do programa é divulgar a importância do papel da educação voltada para o comportamento seguro no trânsito, o qual teve sua importância reiterada no Código de Trânsito Brasileiro, que coloca o trânsito seguro como um direito de todo cidadão, e estabelece que a educação para o trânsito é um direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

APRESENTAÇÕES

DO CANIL
O canil



O canil começou a funcionar em 15 de setembro de 1950, quando o então capitão da Força Pública Djanir Caldas trouxe da Argentina técnicas da cinotecnia, uma ciência que estuda o comportamento dos cães. Os trabalhos começaram com quatro cães da raça Pastor Alemão, também vindos do país vizinho ao Brasil.

Essa união, policial militar e cão, é parte da história da PM.

O Canil do 13º BPM/I conta com diversos cães de raças distintas, entre elas pastores alemães, pastores belgas, labradores, rottweilers, entre outros, o quais são altamente treinados para farejarem drogas, bem como pessoas e objetos, onde são empregados em ocorrências em que se faz necessário o uso do faro, para localização de entorpecentes, ou até mesmo localização de pessoas desaparecidas em matas ou locais de grandes dimensões, os quais se fazem necessário para o rastreio com eficiência por esses cães.

O Canil em parceria com a Comunidade, mantém também apresentações em escolas, eventos comunitários, praças, orfanatos, asilos, entre outros, onde apresentam seus trabalhos e realizam ao fim da apresentação, interações com os cães mais dóceis, permitindo que os expectadores interajam com os animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu elogio, sugestão ou critica, estamos trabalhando para melhor servir.